04 fevereiro, 2013

Felicidade Clandestina, Clarice Lispector


Em minha última resenha eu citei um pequeno trechinho de um dos contos que li no livro Felicidade Clandestina, e, quis tomar uma iniciativa de também resenhá-lo por hoje!






Sinopse: Reunião de 25 contos da brasileira de origem ucraniana Clarice Lispector,  "Felicidade clandestina" traz a linguagem intimista e o estilo absolutamente pessoal de uma das maiores escritoras do país que morreu em 1977, aos 56 anos.







A capa é linda, e o livro é fininho; Não me referindo a sua essência, claro, mas ao seu físico. E, ao todo ele reúne vinte e cinco textos que tratam-se de temas diversos. Tais como: A família, a adolescência, a infância, o amor e questões da alma.


"Mas quero ter a liberdade de dizer coisas sem nexo como profunda forma de te atingir. Só o errado me atrai, e amo o pecado, a flor do pecado"

Acrescento até que, em meio as minhas pesquisas eu pude "descobrir" que o livro surgiu de um convite feito a Clarice em 1967, para escrever semanalmente no Jornal do Brasil. Seriam crônicas, mas ela mesma declarou: “Vamos falar a verdade: isto aqui não é crônica coisa nenhuma. Isto é apenas. Não entra em gêneros. Gêneros não me interessam mais.” No entanto, apesar e depois disso, o livro acabou considerado como sendo de contos.
E, assim como o conto Felicidade Clandestina, que deu o título ao livro, muitos dos textos apresentam algo de autobiográfico de Clarice, que, aparentemente busca em cada escrito algum tipo de autoanálise psicológica; Sendo que além disso, ela também utiliza uma linguagem expressiva, carregadas de metáforas que não só embelezam o texto, como também funcionam como estratégias para provocar possíveis dualidades de análises textuais, resultando assim, em uma abordagem também psicológica e desafiadora para quem os ler, e cabendo ao leitor atento descobrir o verdadeiro sentido de uma metáfora que não está ali por acaso.
Os textos possuem como títulos (e nesta mesma ordem), os seguintes:

E, para quem (pouco ou muito) se interessou, o primeiro conto - Felicidade Clandestina - pode ser encontrado completo AQUI.


Lido em: Abril de 2012
Editora: Rocco
Ano de edição: 
1998
Páginas: 159
Nota: ♥ ♥ ♥  

11 comentários:

  1. Eu acho Clarice Lispector uma diva hehe
    Eu li o livro Laços de Familia, que são poeminhas, mas adorei. Ele é fino e tem frases que podem ser levadas para uma vida toda. Beijoka
    seguindo: http://descobrindolivros.blogspot.com.br/
    Pode seguir e comentar lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, ela foi. <3
      E claro, logo mais o farei. Rs

      Excluir
  2. Sempre tive muita curiosidade em ler um livro da Clarice, mas nunca soube muito bem por qual começar. Acho que "Felicidade Clandestina" seria um bom começo *-*.
    Ótima resenha! n__n

    Beeeeeijinhos :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu acho também! Apesar de não ter lido mais algum outro dela. haha
      E obrigada! <333

      Excluir
  3. Eu sempre senti curiosidade quanto a Clarice Lispector, já li algumas frases dela que gostei bastante, mas nunca li um livro

    Enfim Passando para avisar que eu marquei vc lá no blog para entrevista

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/2013/02/entrevista-coletiva.html#more

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi! Rs Esse também me foi o primeiro dela.
      Ah, e obrigada! <3 Vou dá uma passadinha por lá logo mais também.

      Dri

      Excluir
  4. obrigada pelo convite
    visitei
    amei
    seguindo
    parabéns pela dedicaçao
    sucesso
    bjs
    x
    ellianeramos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é quem agradeço pelo carinho, anjo!
      De verdade. <3

      Dri

      Excluir
  5. Sempre quis ler um livro da Clarice,e esse ao que tudo indica será o primeiro. :)
    http://sweestssbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que eu não tenha lido outros livros de Clarice, acho que esse pode ser sim o "melhor começo", Ana. :3

      Dri

      Excluir
  6. Eu não gosto muito de Clarice...
    Mas já li alguns livros dela.
    Esse eu não li, portanto não posso falar sobre.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Concorda/discorda? Diga-nos o motivo. Rs.